A hidradenite é uma doença crônica dos folículos pilosos (ou raízes dos fios) que gera lesões inflamadas dolososas e com secreção nas axilas, virilhas, atrás das orelhas, abaixo das mamas, nos glúteos. Progressivamente, as lesões que vão e voltam trazem alterações locais, com abscessos, fístulas, cicatrizes, aderências, dificuldades de movimentação e drenagem de secreção. Todas estas características, associadas à dor e ao mal cheiro impactam significativamente a qualidade de vida dos pacientes.
Perguntas Frequentes
Por suas características clínicas, a hidradenite é por vezes confundida com furunculose, uma condição benigna e temporária, e mesmo com pelos encravados, especialmente quando acomete as virilhas nas mulheres que depilam a região. Mas or ser um quadro progressivo, as alterações impostas pela inflamação podem trazer consequencias de difícil resolução. É uma das doenças que mais se beneficiam da janela de oportunidade terapêutica, um período precioso, no qual os tratamentos conseguem atingir um pleno e sustentado resultado.
Na hidradenite, há uma associação de fatores genéticos (tendência individula de manifestar a doença), individuais e ambientais. Assim, no tratamento global da HS, o que pode ser modificado, deve ser! O paciente deve parar de fumar, reduzir o peso com dieta saudável e atividades físicas, eliminar os pelos das áreas alvo com laser e controlar questões hormonais.
A hidradenite depende da avaliação de sua gravidade para que se estabeleça o melhor plano de tratamento. Quando na fase inicial, o controle dos fatores múltiplos (hormonais, peso, pelos) pode ser pode o suficiente por certo tempo. Na sequencia, ela ser tratada com medicações infiltrativas, antibióticos sistêmicos e imunobiológicos. Procedimentos cirúrgicos também farão parte do manejo em algum momento.
Dra. Clarissa Prati
Sou médica Dermatologista. Nunca pensei que ajudar cada um dos meus pacientes a estabelecer uma relação melhor com a sua pele fosse se transformar no meu grande objetivo profissional. Sempre quis trabalhar com pessoas e vi na Medicina uma boa forma de colocar isso em prática. Eu só não sabia que a paixão estaria, literalmente, à flor da pele!
Então, depois de 6 anos de Faculdade e 5 anos de especialização (mais mestrado, doutorado, pós-doc…), aqui estou eu para colocar todo o meu conhecimento e a minha dedicação em prol da saúde e da beleza da sua pele. E quem disse que eu parei de estudar?
Tenho orgulho também de dizer que estive envolvida em atividades associativas por quase 15 anos, tanto na Sociedade Brasileira de Dermatologia Secção RS quanto na SBD Nacional. Com muita honra, assumi a Chefia do Serviço e Preceptoria de Residência Médica em Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Hospital São Lucas. Participo também de projetos de conscientização sobre doenças de pele para a população na Psoriase Brasil, em diversos outros canais na mídia e também de Educação Médica Continuada para meus colegas dermatologistas e de outras especialidades.
Como eu costumo falar: será uma honra para mim cuidar da sua pele e ajudar você a encontrar o equilíbrio que merece!
Dermatologista Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Mestre em Medicina: Ciências Médicas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Doutorado em Ciências da Saúde. Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo, PGCS IAMSPE, Brasil.
Pós-doutorado em Psiquiatria e Ciências do Comportamento. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Clinical Observation Program - Management of Psoriasis. Universitatsklinikum Hamburg Eppendorf, UKE, Alemanha.
Chefe do Serviço de Residência Médica em Dermatologia. Hospital São Lucas/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Preceptora Ambulatório de Dermatopediatria. Serviço de Residência Médica em Dermatologia. Hospital São Lucas/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Conselheira Científica - Psoríase Brasil – Associação Brasileira de Psoríase, Artrite Psoriásica e de outras Doenças Crônicas de Pele