A UCE é um quadro crônico diário de lesões inchadas e vermelhas, espontâneas e recorrentes, as urticas, que surgem e desaparecem em menos de 24h vindo a reaparecer em outras partes da pele, sempre com coceira intensa, sem deixar manchas ou cicatrizes. Este quadro dura mais de 6 semanas e pode levar meses até que seja diagnosticado corretamente.
Perguntas Frequentes
A urticária crônica espontânea não é uma alergia, trata-se de uma alteração autoimune, na qual o próprio organismo produz anticorpos contra ele mesmo. Por isso, não adianta realizar exames em busca de uma causa para o quadro. Geralmente, exames complementares ajudam a estabelecer se há alguma outra doença autoimune relacionada e a tentar estabelecer certa resposta aos tratamentos.
A característica clínica mais frequente da UCE é o surgimento e o desaparecimento diário das lesões inchadas e vermelhas (urticas), em placas de maior ou menor extensão, acompanhadas de coceira. As urticas podem associar-se ao angioedema, um edema intenso de lábios, ao redor dos olhos, genitais, mãos, pés com duração de até 72h. Ainda, o angioedema pode ocorrer de forma isolada, o que dificulta mais ainda estabelecer o diagnóstico correto pelo médico não-especialista.
Dra. Clarissa Prati
Sou médica Dermatologista. Nunca pensei que ajudar cada um dos meus pacientes a estabelecer uma relação melhor com a sua pele fosse se transformar no meu grande objetivo profissional. Sempre quis trabalhar com pessoas e vi na Medicina uma boa forma de colocar isso em prática. Eu só não sabia que a paixão estaria, literalmente, à flor da pele!
Então, depois de 6 anos de Faculdade e 5 anos de especialização (mais mestrado, doutorado, pós-doc…), aqui estou eu para colocar todo o meu conhecimento e a minha dedicação em prol da saúde e da beleza da sua pele. E quem disse que eu parei de estudar?
Tenho orgulho também de dizer que estive envolvida em atividades associativas por quase 15 anos, tanto na Sociedade Brasileira de Dermatologia Secção RS quanto na SBD Nacional. Com muita honra, assumi a Chefia do Serviço e Preceptoria de Residência Médica em Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Hospital São Lucas. Participo também de projetos de conscientização sobre doenças de pele para a população na Psoriase Brasil, em diversos outros canais na mídia e também de Educação Médica Continuada para meus colegas dermatologistas e de outras especialidades.
Como eu costumo falar: será uma honra para mim cuidar da sua pele e ajudar você a encontrar o equilíbrio que merece!
Dermatologista Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Mestre em Medicina: Ciências Médicas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Doutorado em Ciências da Saúde. Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo, PGCS IAMSPE, Brasil.
Pós-doutorado em Psiquiatria e Ciências do Comportamento. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Clinical Observation Program - Management of Psoriasis. Universitatsklinikum Hamburg Eppendorf, UKE, Alemanha.
Chefe do Serviço de Residência Médica em Dermatologia. Hospital São Lucas/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Preceptora Ambulatório de Dermatopediatria. Serviço de Residência Médica em Dermatologia. Hospital São Lucas/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Conselheira Científica - Psoríase Brasil – Associação Brasileira de Psoríase, Artrite Psoriásica e de outras Doenças Crônicas de Pele